Estética odontológica, 5 procedimentos que se tornam aliados para sua autoestima

Estética odontológica, 5 procedimentos que se tornam aliados para sua autoestima

Ter dentes bonitos e saudáveis não é algo impossível, de outro mundo. Contudo, para isso é necessário investir em uma boa higienização cotidiana e consultar o profissional, além de poder contar com variados procedimentos do setor conhecido como estética odontológica.

 

A odontologia estética é um setor da medicina bucal que visa garantir uma boa estética aos dentes, como também permite que o paciente restabeleça sua saúde bucal e a funcionalidade da cavidade oral.

 

São muitos os procedimentos e que não são invasivos, sendo um exemplo de grande repercussão o clareamento dental com moldeira, feito com gel clareador e podendo ser potencializado por laser no consultório, devolvendo a cor dos dentes.

 

No presente artigo abordaremos sobre a odontologia estética e sua importância, bem como alguns procedimentos que podem ser realizados.

 

O que é a odontologia estética?

A odontologia estética é um setor da medicina bucal que objetiva trazer qualidade de vida e maior segurança para a autoestima dos pacientes.

 

Isso porque os tratamentos têm como objetivo restaurar a beleza dos dentes, seja alinhando o sorriso com aparelho ortodontico transparente ou investindo em processos de clareamento.

 

Por conta da tecnologia, muitos tratamentos evoluíram e se transformaram, gerando resultados mais rápidos e com menos necessidade de intervenção cirúrgica. Além disso, muitos outros procedimentos surgiram.

 

No tópico abaixo abordaremos alguns dos procedimentos estéticos que podem ser encontrados nas clínicas odontológicas e que ajudam na construção de um belo sorriso.

 

Procedimentos estéticos odontológicos

Por conta do avanço da tecnologia e da própria medicina odontológica, a estética odontológica cresceu muito e apresentou ao público uma série de procedimentos diferentes e inovadores.

 

Um exemplo que ficou famoso por conta da divulgação por inúmeras celebridades é o uso da lente de contato de dente, que é uma lâmina ultra fina de porcelana que visa corrigir imperfeições e tornar os dentes mais brancos.

 

Neste tópico veremos com mais detalhes alguns dos principais tratamentos encontrados nas clínicas odontológicas e as mais pedidas pelos dentistas.

 

1.   Clareamento dental

Quando o problema estético do paciente reside no escurecimento ou amarelamento dos dentes, este pode recorrer a um procedimento bastante conhecido, que é o clareamento dental.

 

O tratamento é simples, feito com um gel clareador e que pode ser realizado tanto em consultório como em casa, desde que com o devido acompanhamento.

 

O procedimento feito em consultório costuma apresentar resultados mais rápidos por ser realizado com concentrações mais altas do gel e potencializados com laser. O gel clareador é feito com peróxido de hidrogênio ou carbamida

 

Já no clareamento caseiro, o paciente usa uma moldeira com o gel em menor concentração durante algumas horas do dia, sendo que deve realizar o acompanhamento semanalmente com o dentista para verificar o andamento.

 

Os primeiros resultados podem aparecer em 4 semanas.

 

2.   Aparelho ortodôntico

Problemas como desalinhamento dos dentes podem causar uma estética não muito agradável, impactando na autoestima e confiança do paciente, ou ainda trazer problemas de saúde, como o bruxismo e mastigação errada.

 

Para corrigir tais disfunções os aparelhos ortodônticos devem ser usados. O tratamento pode ser feito com estruturas feitas de metal ou com tecnologias mais novas e que não interferem tanto na estética durante o tratamento, como os aparelhos invisíveis.

 

Cada caso terá um tempo de tratamento, que será definido pelo dentista, conforme necessidade do paciente.

 

3.   Implante dentário

Quem deseja repor os dentes por conta de perdas pode recorrer aos implantes dentários. Este tratamento consiste na aplicação de um pino de titânio, colocado na mandíbula por procedimento cirúrgico, que servirá como base para um dente artificial.

 

Assim, a peça para prótese sobre implante dentario pode ser colocada na estrutura, trazendo mais harmonia e funcionalidade ao sorriso.

 

O tempo de recuperação da operação e de colocação do implante pode variar conforme a demanda do paciente, mas com os cuidados corretos a adesão ocorre de forma ágil e segura.

 

Além de permitir um sorriso bonito, devolve aos pacientes a capacidade mastigatória dos dentes e se bem cuidados podem durar até cerca de 20 anos.

 

4.   Facetas de porcelana

Esse tratamento ganhou destaque nos últimos tempos por celebridades e artistas divulgarem, trazendo um aspecto mais branco e alinhado ao sorriso de forma mais ágil.

 

O procedimento consiste no uso de lâminas finas de cerâmica ou porcelana que são desenhadas de acordo com os dentes, visando corrigir imperfeições do sorriso e tornar os dentes mais brancos.

 

Assim, ela atua de forma tecnológica, corrigindo tamanho, cor e formato dos dentes, tornando o sorriso mais bonito.

 

5.   Cirurgia gengival

Muitas pessoas nascem com excesso de gengiva, gerando o “sorriso gengival” ou ainda problemas com a retração da gengiva.

 

A cirurgia gengival objetiva tanto o alongamento da gengiva como sua retirada, contribuindo de forma definitiva para uma boca mais bonita.

 

Deste modo, vimos como a odontologia estética é extensa e como pode contribuir para uma vida com mais qualidade e bem-estar.

 

Conteúdo originalmente desenvolvido pela equipe da Vue Odonto, uma rede especializada em atendimento odontológico com enfoque na humanização.

 

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn

MAIS LIDOS

envelhecimento-com-saude

Envelhecimento com qualidade

#Sextou e o tema de hoje é dedicado ao envelhecimento com qualidade. Nosso organismo precisa trabalhar de forma equilibrada. As ações físicas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *