5 dicas para ter uma boa saúde bucal

Ter-uma-boa-saúde-bucal

Ter-uma-boa-saúde-bucal

 

Quantas vezes você viu um comercial de TV com uma pessoa sorrindo e pensou: “uau, que dentes lindos”? Pois é, essa é a primeira impressão que nós passamos quando temos um sorriso saudável!

 

Mas além disso, uma boa saúde bucal está muito além dos dentes brancos. Na verdade eles são a consequência de cuidados diários e visitas regulares ao dentista. 

 

Quer saber como ter uma boa saúde bucal e quais são as melhores medidas preventivas e até corretivas para alcançar esse objetivo? Acompanhe abaixo!

 

1 – Escolha seus produtos de higiene bucal com cuidado 

 

Escovar os dentes é o básico da higiene bucal, mas se engana quem acha que a limpeza pode ser feita com qualquer escova. Uma dica útil é optar por escovas com cerdas menores e macias para que seja possível fazer a limpeza entre os dentes.

 

Outra coisa importante é o creme dental! Evite os abrasivos, ou seja, que potencializam o desgaste do esmalte dentário. 

 

Já os famosos enxaguantes, responsáveis por dar aquela sensação de frescor na boca, devem ser usados somente se indicados por um dentista.

 

2 – Cuidado com alguns alimentos

 

Ninguém é de ferro, né? Às vezes aquela barra de chocolate é tudo o que a gente precisa para relaxar. Porém nunca é demais avisar: tenha moderação.

 

Alimentos ricos em açúcar são acumuladores de bactérias que facilitam o surgimento de cáries e por essa razão não devem ser ingeridos com frequência. Por isso, consuma moderadamente os seguintes alimentos:

 

  • Café;
  • Alimentos em conserva;
  • Refrigerante;
  • Álcool;
  • Alimentos com corante.

 

3 – Tenha plano odontológico

 

Os planos odontológicos estão muito longe serem apenas um “luxo”. Pense que você está investindo em você e cuidando de sua saúde, que é o mais importante.

 

O maior benefício que um plano odontológico pode te oferecer é a possibilidade de consultar-se com frequência e ser atendido em momentos de emergência pagando pouco por isso.

 

Lembre-se, a medicina não deve ser só corretiva, mas também preventiva! Um plano odontológico de qualidade te dá qualidade de vida e evita complicações futuras.

 

4 – Use fio dental

 

Muita gente o ignora, mas saiba que ele tem um papel fundamental para garantir a sua saúde bucal!

 

O fio dental deve ser usado diariamente antes da escovação e tem a função de remover os resíduos de alimentos que ficam presos entre os dentes, bem onde a escova não alcança.

 

O fio dental é útil a qualquer pessoa, especialmente àquelas que usam aparelho ortodôntico e têm maiores dificuldades ao realizar a higiene bucal.

 

É válido um aviso: passe o fio dental suavemente entre os dentes para não agredir suas gengivas, mas se mesmo assim elas sangrarem, procure um profissional especializado.

 

5 – Vá ao dentista regularmente

 

É claro que essa dica não ficaria de fora da lista!

 

Visitar uma clínica odontológica e consultar-se com um profissional especializado no assunto é algo insubstituível para ter uma saúde bucal impecável.

 

Alguns profissionais recomendam que a visita seja realizada a cada 3 meses, já outros falam 6, mas na realidade a periodicidade vai depender da necessidade de cada paciente e o procedimento a ser executado, já que uns podem ser mais delicados como uma cirurgia ortognática classe 3 e outros podem ser apenas uma limpeza de rotina.

 

Então, siga essas e mantenha ou conquiste a sua saúde bucal e todos os benefícios que ela pode te oferecer!

Este conteúdo por produzido por Consulta Ideal

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn

MAIS LIDOS

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *