Quantas vezes você viu um comercial de TV com uma pessoa sorrindo e pensou: “uau, que dentes lindos”? Pois é, essa é a primeira impressão que nós passamos quando temos um sorriso saudável!
Mas além disso, uma boa saúde bucal está muito além dos dentes brancos. Na verdade eles são a consequência de cuidados diários e visitas regulares ao dentista.
Quer saber como ter uma boa saúde bucal e quais são as melhores medidas preventivas e até corretivas para alcançar esse objetivo? Acompanhe abaixo!
1 – Escolha seus produtos de higiene bucal com cuidado
Escovar os dentes é o básico da higiene bucal, mas se engana quem acha que a limpeza pode ser feita com qualquer escova. Uma dica útil é optar por escovas com cerdas menores e macias para que seja possível fazer a limpeza entre os dentes.
Outra coisa importante é o creme dental! Evite os abrasivos, ou seja, que potencializam o desgaste do esmalte dentário.
Já os famosos enxaguantes, responsáveis por dar aquela sensação de frescor na boca, devem ser usados somente se indicados por um dentista.
2 – Cuidado com alguns alimentos
Ninguém é de ferro, né? Às vezes aquela barra de chocolate é tudo o que a gente precisa para relaxar. Porém nunca é demais avisar: tenha moderação.
Alimentos ricos em açúcar são acumuladores de bactérias que facilitam o surgimento de cáries e por essa razão não devem ser ingeridos com frequência. Por isso, consuma moderadamente os seguintes alimentos:
- Café;
- Alimentos em conserva;
- Refrigerante;
- Álcool;
- Alimentos com corante.
3 – Tenha plano odontológico
Os planos odontológicos estão muito longe serem apenas um “luxo”. Pense que você está investindo em você e cuidando de sua saúde, que é o mais importante.
O maior benefício que um plano odontológico pode te oferecer é a possibilidade de consultar-se com frequência e ser atendido em momentos de emergência pagando pouco por isso.
Lembre-se, a medicina não deve ser só corretiva, mas também preventiva! Um plano odontológico de qualidade te dá qualidade de vida e evita complicações futuras.
4 – Use fio dental
Muita gente o ignora, mas saiba que ele tem um papel fundamental para garantir a sua saúde bucal!
O fio dental deve ser usado diariamente antes da escovação e tem a função de remover os resíduos de alimentos que ficam presos entre os dentes, bem onde a escova não alcança.
O fio dental é útil a qualquer pessoa, especialmente àquelas que usam aparelho ortodôntico e têm maiores dificuldades ao realizar a higiene bucal.
É válido um aviso: passe o fio dental suavemente entre os dentes para não agredir suas gengivas, mas se mesmo assim elas sangrarem, procure um profissional especializado.
5 – Vá ao dentista regularmente
É claro que essa dica não ficaria de fora da lista!
Visitar uma clínica odontológica e consultar-se com um profissional especializado no assunto é algo insubstituível para ter uma saúde bucal impecável.
Alguns profissionais recomendam que a visita seja realizada a cada 3 meses, já outros falam 6, mas na realidade a periodicidade vai depender da necessidade de cada paciente e o procedimento a ser executado, já que uns podem ser mais delicados como uma cirurgia ortognática classe 3 e outros podem ser apenas uma limpeza de rotina.
Então, siga essas e mantenha ou conquiste a sua saúde bucal e todos os benefícios que ela pode te oferecer!
Este conteúdo por produzido por Consulta Ideal